terça-feira, 21 de maio de 2013

Êxtase de Santa Teresa


Êxtase de Santa Tereza

O Êxtase de Santa Teresa é uma escultura de Gian Lorenzo Bernini (1598-1680). Bernini é um dos maiores escultores barrocos do século XVII, representando a experiência mística de Santa Teresa de Ávila “trespassada por uma seta de amor divino por um anjo, realizada para a capela do cardeal Federico Cornaro”. Bernini é um dos escultores que está muito presente no filme “Anjos e Demônios”, baseado na obra de Dan Brown (que escreveu também “O Código da Vinci”).

Fez também a escultura "Rapto de Prosérpina".

Detalhe da flecha dourada do anjo

Hoje ela se encontra em um nicho em mármore e bronze dourado na Capela Cornaro, Igreja de Santa Maria della Vittoria, Roma. Esculpida durante o período de 1645-1652, seguindo as tendências do estilo barroco, a beleza da obra se deve ao uso da iluminação e fidelidade da escultura, que conferem à obra sensibilidade, pois o escultor aplicava em suas esculturas o uso de corpos alongados e faces expressivas.

Detalhe do rosto do anjo

Bernini serviu a Cidade do Vaticano durante muito tempo, criando esculturas feitas por pedido. Não só nessa mas também em outras esculturas, Bernini seguiu as determinações da Igreja Católica Romana, que dizia que a arte religiosa deveria ser inteligível e realista, e servir, acima de tudo, como um estímulo emocional à religiosidade.
Detalhe do rosto da Santa visto de frente

Logo que chegou a Roma em 1644, o Cardeal Veneziano Federico Cornaro encomendou a Bernini a transformação da ala esquerda da igreja de Santa Maria da Victoria em um sepulcro para ele e sua família.

O artista completou o plano suntuoso com mármores caríssimos, estuques e pinturas douradas, colocando o grupo escultural de Santa Teresa e o anjo atrás do altar principal, como se estivesse em um palco iluminado por uma luz escondida.

Esculturas ao lado do altar. As esculturas parecem estar observando uma "cena teatral", o que faz muito sentido dentro do estilo barroco, que é caracterizado por sua dramaticidade e teatralidade.

O trabalho foi executado entre 1646 e 1652. A capela é um exemplo da "fusão" berniniana, onde as três artes principais se fundem em uma ilusão teatral de realidade tentando contar a prodigiosidade da Santa. A arquitetura do oratório, a plasticidade da escultura e o tempo pegam os protagonistas no momento exato em que representavam seus papéis. A pintura da abóbada é iluminada por uma janela bem no alto o que dá um tom de realidade ao anjo e às nuvens, como uma alusão ao lugar e as experiências místicas da Santa.

Vista do altar

Teresa de Ávila, canonizada em 1622, foi a fundadora da Ordem das Carmelitas Descalças. A escolha de Bernini foi a de representar a visão mais mística, no momento em que o coração de Santa Teresa é atingido pelo Anjo do Amor Divino. 

Pintura de autor desconhecido de Santa Tereza d´A´vila.

No momento do êxtase, é dito que a santa disse ter visto: “um anjo do lado esquerdo, de aparência muito bela... ele segurava um dardo de ouro, em cuja ponta de ferro escapava uma chama. Ele atravessou meu coração com aquilo. Depois me deixou completamente extasiada pelo amor de Deus...”.  - a flecha na escultura está apontando para seu baixo dorso.

Detalhe do rosto de Santa Tereza

A escultura de Bernini, em mármore, representa a santa desfalecida numa nuvem, expressando na face uma mistura de êxtase e exaustão. Como a Igreja da Contra-Reforma sublinhava a importância de seus membros reviverem a Paixão de Cristo, Bernini tentava induzir os fiéis a uma intensa experiência religiosa, lançando mão de todos os artifícios operísticos para criar um ambiente totalmente artístico na capela. 

Chegando ao virtuosismo da escultura, Bernini materializou esta visão representando a Santa caída para trás, com a boca entreaberta, como que sentindo a violência daquela ação. A roupa com muitas dobras parece parada no ar, contudo sem perder a expressão ali representada. O anjo é nobre e se sente vitorioso nesse momento.

Detalhe das dobras da roupa da Santa

A santa e o anjo parecem flutuar nas ondulações das nuvens, banhados por raios dourados que jorram de uma abóbada celeste pintada no teto da capela. O virtuosismo do artista com a textura faz a “carne” do mármore branco parecer estremecer de vida, e igualmente convincentes  são as plumas das asas do anjo e a inconsistência das nuvens. Todo o altar palpita de emoção, drama e paixão.

Raios dourados saem do teto

Veja vídeo da BBC legendado sobre o Êxtase de Santa Tereza:

Gostou da escultura? Na Loja Quinta Dell´Arte, é possível adquirir uma réplica do Êxtase de Santa Tereza, além de outras esculturas famosas, charizes e arte sacra. Visite:



Referências:
Imagens da Internet.
http://www.allaboutarts.com.br/default.aspx?PageCode=12&PageGrid=Articles&item=0706A5
http://pt.wikipedia.org/wiki/O_%C3%8Axtase_de_Santa_Teresa
http://multiplosestilos.blogspot.com.br/2010/03/o-extase-de-santa-tereza-bernini.html

STRICKLAND, Carol. Arte Comentada: da pré-história ao pós-moderno. Tradução: Ângela Lobo de Andrade – Rio de Janeiro: Ediouro, 1999O 

Nenhum comentário: