terça-feira, 4 de setembro de 2012

Vitória de Samotrácia


Foi criada por volta de 190 a.C possuindo 3,28 metros de altura. Do período helenístico - período de transição entre a dominação romana entre os gregos - representa a deusa grega Nike (Nice) e atualmente está em lugar de destaque numa escadaria do Museu do Louvre, em Paris.



Foi concebida através da união de seis blocos de mármore. Depois de séculos, acabou sendo descoberta por Charles Champoiseau, arqueologista e cônsul francês em Adrianople, em uma colina na Ilha de Samotracia em 1863, daí a razão de seu nome.


É admirada por seu naturalismo e pela fina realização dos drapeados. representada sob a forma de mulher alada acredita-se que esta escultura representava uma figura de proa de um navio de guerra, para comemorar uma batalha naval.


Destruída pelo revezar do tempo, o arqueologista a encontrou fragmentada em 118 pedaços (!!!). A estátua só foi remontada no próprio Museu do Louvre, quando por lá aportou em 1864. No entanto, um dos mistérios que rodeiam Samotracia nunca foi solucionado: sua cabeça parece ter se perdido para sempre.

No Brasil, há um réplica da escultura no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro. Veja a foto abaixo da réplica, do fotógrafo Sergio Renato Martinez.


 "Sob o vento, as roupas de seu vestuário se levantam e, molhadas, colam-se ao corpo revelando formas, força, ímpeto e fôlego de vida".

No Brasil, é possível encontrar e adquirir réplicas da escultura da Vitória na loja Quinta Dell´Arte.

(réplica vendida na loja Quinta Dell´Arte)


Conheça essa e outras esculturas acessando a loja:



Fontes:


Nenhum comentário: