quinta-feira, 5 de junho de 2008

ROCOCÓ


A arte desenvolvida dentro do estilo rococó pode ser caracterizada como requintada, convencional e aristocrática. Essa arte se preocupava em expressar somente sentimentos agradáveis e que procurou dominar a técnica perfeita.




O rococó é um estilo que se desenvolveu principalmente no sul da Alemanha, Austria e França, entre 1730 e 1780, caracterizado pelo excesso de curvas caprichosas e pela profusão de elementos decorativos como conchas, laços, flôres e folhagens, que buscavam uma elegância requintada.






O nome vem do francês rocaille (concha, cascalho), um dos elementos decorativos mais característicos desse estilo.


O rococó teve origem no século XVIII, na França, logo depois se difundiu por toda a Europa. Mais leve e intimista que o barroco. Considerado um final da fase barroca.




O amor e o romance eram considerados assuntos mais importantes que assuntos históricos e religiosos. O estilo foi caracterizado por um movimento livre, gracioso e muitas linhas; cores delicadas.






No Brasil, foi introduzido pelo colonizador português e sua manifestação se deu principalmente no mobiliário, conhecido por “estilo Dom João V”.



A arte Rococó refletia valores de uma sociedade fútil que buscava nas obras de artes algo que lhes desse prazer e as levassem a esquecer seus problemas reais.


ARQUITETURA


A manifestação do estilo rococó na arquitetura se deu principalmente na decoração dos espaços interiores.



Os salões e as salas têm a forma oval e as paredes são cobertas com pinturas de cores claras e suaves, espelhos e ornamentos com motivos florais feitos com estuque.



Contrapondo com esse interior rico em elementos decorativos, a fachada dos edifícios reflete o barroco.



Uso abundante de formas curvas e pela profusão de elementos decorativos, tais como conchas, laços e flores.




PINTURA


Os temas desenvolvidos pelo Rococó na pintura eram mundanos, ambientados em jardins e parques ou em interiores luxuosos. Acabam os contrastes radicais de claro-escuro e passam a predominar as tonalidades claras e luminosas.




Os temas utilizados eram cenas eróticas ou galantes da vida cortesã (as fêtes galantes) e da mitologia, pastorais, alusões ao teatro italiano da época, motivos religiosos e farta estilização naturalista do mundo vegetal em ornatos e molduras.


PRINCIPAIS ARTISTAS:



Antoine Watteau, (1684-1721).


As figuras e cenas de Watteau se converteram em modelos de um estilo bastante copiado, que durante muito tempo obscureceu a verdadeira contribuição do artista para a pintura do século XIX.







François Boucher, (1703-1770).





As expressões ingênuas e maliciosas de suas numerosas figuras de deusas e ninfas em trajes sugestivos e atitudes graciosas e sensuais não evocavam a solenidade clássica, mas a alegre descontração do estilo rococó.




Além dos quadros de caráter mitológico, pintou,

sempre com grande perfeição no desenho, alguns retratos, paisagens ("O casario de Issei") e cenas de interior ("O pintor em seu estúdio").



Jean-Honoré Fragonard , (1732-1806).



Desenhista e retratista de talento, Fragonard destacou-se principalmente como pintor do amor e da natureza, de cenas galantes em paisagens idílicas.





Foi um dos últimos expoentes do período rococó, caracterizado por uma arte alegre e sensual, e um dos mais antigos precursores do impressionismo.






Referências e fontes:

http://www.artlex.com/ArtLex/r/rococo.html
http://www.pitoresco.com/art_data/rococo/index.htm
http://www.pegue.com/artes/estilo_rococo.htm

http://www.historiadaarte.com.br/rococo.html

http://www.brasilescola.com/historiag/rococo.htm

Fontes: STRICKLAND, Carol. Arte comentada: da pré-história ao pós-moderno. Trad. Angela Lobo de Andrade. Rio de Janeiro: Ediouro, 2003.

11 comentários:

Anônimo disse...

Excelente blog, com material historico conciso e muito agradável..
Uma correçãozinha no início do texto: "desenvolvida dentro do estilo rococó" seria "desenvolvida dentro do estilo barroco" né?

Parabéns, leio toda semana..

Juli Rossi disse...

Muito obrigada! Volte sempre!
Então, é dentro do "Rococó" mesmo, pois eu quis me referir à arte do Rococó.
obrigada

bjosJuli

Diih Vengeance disse...

Eu queria saber os nomes das imagens e os séculos. :T

Juli Rossi disse...

Diih, caso quiser saber os nomes das imagens, o ideal é pesquisar na net mais profundamente sobre cada artista em questão.
volte sempre! :)

Anônimo disse...

muito bom esse blog! me ajudou bastante no meu trabalho de história!

Anônimo disse...

Parabéns pelo conteúdo do site,sou artista plástico e me ajudou muito, valeu!!!!!!!!

Anônimo disse...

sou estudante do ensino médio e isso me ajudou muito a fazer meu trabalho de artes,adorei o conteúdo é muito bem elaborado!!

Anônimo disse...

conteúdo muuitoo bem elaborado..adorei e me facilitou bastante!!

Anônimo disse...

Muito obrigado,me ajudor para fazer meu trabalho de arte.


EXELENTE BLOG !!!

Anônimo disse...

adorei,me ajudol muuuuito...

Gustavo Queque disse...

Muito bom pra ficar perfeito so precisa ter as legendas mas mesmo assim me ajudou muito no trabalho de artes vlw