quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

PRÉ-HISTÓRIA

Segue material da aula sobre a pré-história, com algumas alterações.

Texto extraído do site:
www.historiadaarte.com.br , com citações do livro Arte comentada: da pré-história ao pós-moderno, de Carol Strickland (Rio de Janeiro: Ediouro, 2003).

Um dos períodos mais fascinantes da história humana é a Pré-História. Esse período não foi registrado por nenhum documento escrito, pois é exatamente a época anterior à escrita. Tudo o que sabemos dos homens que viveram nesse tempo é o resultado da pesquisa de antropólogos, historiadores e dos estudos da moderna ciência arqueológica, que reconstituíram a cultura do homem.
Os primeiros objetos artísticos criados pelo homem não foram criados para adornar o corpo ou decorar cavernas, e sim com o intuito de controlar ou aplacar as forças da natureza. Ou seja, hoje consideramos arte rupestre, mas na época os homens não faziam essas pinturas e objetos com intuitos artísticos, mas sim de sobrevivência, poder e magia.
O homem passou da mentalidade Neanderthal a Cro-magnon, ou seja, ao invés da mentalidade do homem estar voltada à construção de instrumentos como era anteriormente, passou a ser voltada à construção de imagens.

Pinturas rupestres da caverna de Altamira, na Espanha (14.000a.C.). Diz-se que as pinturas dessa caverna foram descobertas por acaso por um senhor e sua filha que estavam explorando as cavernas em 1869, quando, ao ver que o pai estava batendo a cabeça no teto da caverna, a filha pôde observar as diversas pinturas que rondavam o teto e as paredes. A autenticidade dos desenhos só foi reconhecida cerca de 40 anos depois.

Divisão da Pré-História:
Paleolítico (pedra antiga)
A principal característica dos desenhos da Idade da Pedra Lascada é o naturalismo. O artista pintava os seres, um animal, por exemplo, do modo como o via de uma determinada perspectiva, reproduzindo a natureza tal qual sua vista captava. Atualmente, a explicação mais aceita é que essa arte era realizada por caçadores, e que fazia parte do processo de magia por meio do qual procurava-se interferir na captura de animais, ou seja, o pintor-caçador do Paleolítico supunha ter poder sobre o animal desde que possuísse a sua imagem. Eram feitas em rochedos e paredes de cavernas. O homem deste período era nômade.


Gruta de RODÉSIA, África, com mais de 40.000 anos.

Antes de pintar as paredes da caverna, o homem fazia ornamentos corporais, como colares, e, depois magníficas estatuetas, como as famosas “Vênus”.
Existem várias cavernas pelo mundo, que demonstram a pintura rupestre, algumas delas são:

Caverna de LASCAUX França, suas pinturas foram achadas em 1942, têm 17.000 anos. A cor preta, por exemplo, contém carvão moído e dióxido de manganês. Dois meninos acharam quando estavam passeando nas redondezas da área, quando perderam o cachorro e acharam-no na caverna. Por atrair muitos turistas e curiosos, os desenhos começaram a ser escondidos por fungos e umidade, o que fez com que a caverna ficasse fechada ao público a partir de 1963:


Caverna de CHAUVET, França, há ursos, panteras, cavalos, mamutes, hienas, dezenas de rinocerontes peludos e animais diversos, descoberta em 1994:


Os artistas do Paleolítico Superior realizaram também trabalhos em escultura. Mas, tanto na pintura quanto na escultura, nota-se a ausência de figuras masculinas. Predominam figuras femininas, com a cabeça surgindo como prolongamento do pescoço, seios volumosos, ventre saltado e grandes nádegas. Destaca-se: Vênus de Willendorf (25.000 a 20.000. a.C. - escultura mais antiga que se tem conhecimento).



Os traços volumosos enfatizam a fertilidade na mulher. Quanto mais volumosa era a mulher, mais fértil e mais atraente. E se os padrões de beleza continuassem assim até hoje, como seria a Vênus se ela fosse humana, e não mais uma escultura?

Período Neolítico (pedra nova ou polida)– o clima se tornou mais temperado e os homens saíram das cavernas, pois o gelo derreteu e agora o homem começou a usar o espaço ao seu redor. A fixação do homem da Idade da Pedra Polida, garantida pelo cultivo da terra/agricultura e pela manutenção de manadas/gado, ocasionou um aumento rápido da população e o desenvolvimento das primeiras instituições, como família e a divisão do trabalho. Assim, o homem do Neolítico desenvolveu a técnica de tecer panos, de fabricar cerâmicas e construiu as primeiras moradias, constituindo-se os primeiros arquitetos do mundo. Conseguiu ainda, produzir o fogo através do atrito e deu início ao trabalho com metais. Seus complexos arquitetônicos eram feitos com pedras encaixadas e amontoadas.



Todas essas conquistas técnicas tiveram um forte reflexo na arte. O homem, que se tornara um camponês, não precisava mais ter os sentidos apurados do caçador do Paleolítico, e o seu poder de observação foi substituído pela abstração e racionalização. Como conseqüência surge um estilo simplificador e geometrizante, sinais e figuras mais que sugerem do que reproduzem os seres. Os próprios temas da arte mudaram: começaram as representações da vida coletiva.
Além de desenhos e pinturas, o artista do Neolítico produziu uma cerâmica que revela sua preocupação com a beleza e não apenas com a utilidade do objeto, também esculturas de metal.

IDADE DOS METAIS
• aparecimento de metalurgia;
• aparecimento das cidades;
• invenção da roda;
• invenção da escrita; e
• arado de bois.


Um filme que retrata a pré-história é A Guerra do Fogo (La Guerre du Feu), de 1981, do diretor francês Jean-Jacques Anaud. Veja a cena do filme em que eles descobrem o fogo:

27 comentários:

Rascunhos Do Coraçao disse...

eu preciso dessa resposta por que o homem pre-historico dezenhou?

bondedaamanda.blog.br disse...

porque ele se comunicava de alguma maneira. desenhando, poderia ser esta maneira de comunicação,porque ninguem sabe como eles se comunicavam.

Uilher Blatz disse...

Oi Leticya! Eu sou estudante do 4º ano de Artes Visuais pela FURG e creio que você pode ter tuas questões respondidas lendo o livro História Social da Literatura e da Arte, de Arnold Hauser.

Anônimo disse...

seu blog e muito esplicativa melhor do que outros.

Anônimo disse...

Parabéns! Seu blog me ajudou muito a fazer meu trabalho
Obrigada

Anônimo disse...

qual o intuito do desenho na pré-história?
quero exemplos gente.....por favor...

keroliin cousino disse...

muito obrigada esse site me ajudou muito nas minha pesquisas,
tchau =D sz **

Anônimo disse...

Minha professora de Artes falou que eles desenhavam p q ele acreditavam que quando eles faziam isso o Espírito do animal que eles caçavam ficava dentro da casa ou caverna que eles moravam , fazendo isso quando era tempo de seca eles acreditavam que poderiam voltar a esse local que poderia ter comidas.. Obrigada!

Anônimo disse...

porque os homens da pre-historia pintavam as cavernas e grutas?

erica disse...

eu queria saber como os povos antigos descobrirão os desenhos

Anônimo disse...

Oque Eles Desenhavam nas Pedras ?

kakau bombom disse...

legal,essas informaçoes me ajudaram muito!obrigada kakau

Anônimo disse...

Esse site é ótimo,tem td o q eu precisava.

Anônimo disse...

eles faziam o desenho do animal por que acreditavam que assim a alma do animal ficava no desenho e assim ficava melhor para eles caçar por que o animal ja estava praticamente morto sem almaa !! :3

Unknown disse...

quais eram os materiais mais usados nos desenhos feitos pelo homem da pedra, eles fazia desenhos para se comunicar ou pra informa como era o seu dia-a-dia ????

Anônimo disse...

muito obrigado o seu docementario me ajudou bastante com a minha liçao....e me encinou muita coisa....

joice borges disse...

nooossa amei esse blog...

Anônimo disse...

Para eles era como se fosse magia. Eles pintavam, e consequentemente, atrairia a presa ou a caça.

Ayrton M.oliveira disse...

eu achei uma pedra com desenhos estralho no rio claro aqui perda da minha cidade onde posso leva pra me saber quantos anos tem esses desenho
estava na caverna pequena

Juli Rossi disse...

Ayrton, leve a pedra em algum museu da sua cidade que poderão te ajudar ou indicar alguém que possa estudar mais a fundo. Se a sua cidade tiver um Arquivo Histórico (instituição) creio que os funcionários do Arquivo também podem te ajudar.

Unknown disse...

Gostei do trabalho, mas tenho apenas uma pergunta: Será que os desenhos também representavam os bens que eles tinham, ou apenas representavam o que eles viviam na altura?
Obrigado.

Anônimo disse...

Claro que não eo na Wikipédia

Anônimo disse...

O homem começou a registrar imagens quando ele se percebeu finito, que sua estada aqui tinha uma inicio e fim. ele ganhou noção do tempo, dai a necessidade de registrar as coisas que via e fazia.

Anônimo disse...

Certamente uma das razões pela qual o homem cria é um impulso irresistível de reestruturar a si próprio e o meio-ambiente de forma ideal.

Elizabete disse...

Na sua opinião, porquê os seres humanos da pré história faziam inscrições e pinturas rupestres.

Unknown disse...

Ajudou

Unknown disse...

Eu tbm tenho esta dúvida. Hj fui em uma gruta e vi desenhos me bateu tanta curiosidade.